top of page
design thinking.jpg

Design Thinking

Minhas experiências como design thinking e facilitadora de workshops contemplam as diversas etapas da metodologia. 
 

Meu projeto técnico do mestrado profissional foi focado na aplicação do Design Thinking para Comunicação Organizacional, área que atuei por quase 10 anos. 

Screenshot_20220328-170042_edited.jpg

Oficina: Design Thinking para Assessoria de Imprensa

Em 2019 ministrei a oficina Design Thinking para Assessoria de Imprensa, na pós-graduação em Comunicação Organizacional com ênfase em Assessoria de Imprensa, da Faculdade 2 de Julho, em Salvador. 

Os alunos participaram de atividades práticas de Design Thinking, como workshop de co-criação e geração de personas, aplicadas para a realidade da Comunicação Organizacional. 

Design Thinking para Assessoria de Imprensa

Como trabalho de conclusão no Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa, da Unipampa, pesquisei uma proposta de utilização de Design Thinking para Assessoria de Imprensa. 

O trabalho completo pode ser lido aqui

A orientação foi do Prof. Dr. Tiago Costa Martins. 

 

Ferramentas de DT.png
Print - Oficina Intercom.JPG

Desenhando Comunicação

Em dezembro de 2020, ministrei a oficina Desenhando Comunicação: Design Thinking para Assessoria de Imprensa, no Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Nacional.

O oficina apresentou casos e ferramentas para aplicação de Design Thinking em Assessoria de Imprensa.

Em 2018 ministrei a oficina Design Thinking para Comunicação, nos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIJUI, em Ijuí/RS. 

Os alunos participaram de atividades práticas de Design Thinking, como workshop de co-criação e cartões de prototipação. 

Oficina: Design Thinking para Comunicação

“Design Thinking: entender as necessidades humanas, criando soluções para o negócio com os recursos disponíveis". 

Confecção Mapa Conceitual.JPG

Design Thinking para Comunicação Organizacional

Como transformar a comunicação da Incubadora Urinova?

A reformulação da Comunicação da Incubadora Urinova para autonomia e conteúdo centrado no usuário foram essenciais na construção deste projeto. 

Desenvolvido como projeto técnico do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa, em 2017, o projeto associou práticas da metodologia de Design Thinking com a Comunicação Institucional.

Foi também quando passei a entender o Design Thinking como ferramenta transformadora de produtos e serviços.
 

Descoberta

Para a fase de Descoberta, busquei entender as necessidades da Incubadora a partir de: 


- Pesquisa exploratória;
- Pesquisa documental;

- Entrevista com stakeholders.  

Com a pesquisa foi possível entender a necessidade de projetos de comunicação interna, reformulação do processo de comunicação digital, comunicação direta com o público externo. 

O desafio para a próxima etapa, foi encontrar soluções de comunicação que demandassem o mínimo possível de recursos financeiros e humanos. 

Realização de atividade de capacitação - redes sociais.JPG
Mapa Conceitual.JPG

Ideação

Um workshop de co-criação com incubados, acadêmicos e equipe técnica da Urinova foi utilizado como ferramenta de geração de ideias. 

A atividade englobou as seguintes ferramentas:

Mapa Conceitual: permitiu compreender como todos os envolvidos da Incubadora entendiam o objetivo do projeto, a comunicação da Urinova, os recursos disponíveis e como criar inovação a partir do trabalho realizado.

Personas: fundamentais para guiar a produção de conteúdo, os projetos e as soluções apresentadas nos Cartões de Ideias.

Cartões de Ideias: os participantes sugeriram soluções para problemas já detectados nas entrevistas, como reformulação do site, e para outras situações, que entendessem necessitar de atenção.

Prototipação

As soluções apresentadas durante o projeto foram listadas em um diagrama de soluções, para ser possível definir o que era prioritário para a Incubadora.

A partir do diagrama, as melhores ideias foram votadas por uma equipe de 15 pessoas. Todas estas pessoas eram parte dos públicos-alvo da Incubadora e deram feedback sobre quais ideias consideravam mais necessárias para o processo de comunicação.

As soluções mais votadas foram aplicadas na Comunicação da Incubadora:

  • O novo material institucional da Incubadora foi produzido em parceria com outros projetos de inovação da Universidade, como o Tecnouri Missões.
     

  • A secretária da Incubadora foi capacitada para a gestão de redes sociais e cobertura de eventos internos. Assim, ampliou-se a produção de conteúdo sobre a Incubadora, sem a necessidade de maior alocação de recursos.
     

  • Foi estruturado um encontro mensal entre os integrantes da Incubadora, para troca de experiências, networking e apresentação de serviços para comunidade externa.

Confecção Mapa Conceitual 2.JPG

SOLUÇÕES INOVADORAS E OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS

Comunicação centrada no usuário | Identificação de oportunidades com recursos já existentes | Encaminhamento de novas soluções de comunicação interna e externa. 

Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Orientação: Prof. Dr. Tiago Costa Martins
| Apoio: Camila Dgliomini, Carlos Oberdan Rolim, Cristiane Carvalho, Cláudia Volz

bottom of page